Deus - bora discutir sensatamente

Página 3 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir em baixo

Re: Deus - bora discutir sensatamente

Mensagem por Platão em Qui Out 26, 2017 9:31 pm

@Brutus escreveu:Mestre @Platão vi q vc citou conteúdos interessantíssimos aqui no tópico...

Apesar de ciência e religião serem assuntos que em muitas vezes se encontram, na prática são opostos, já que quanto mais a ciência faz novas descobertas, mais as religiões vão se provando como farsas....

Pq vc não cria um tópico de ciências, com teorias e hipóteses, astronomia, etc?!  Eu curto demais debater esses assuntos... e acho legal separar pq enquanto nesse tópico de ciências a gente teria certeza do que é fato e lidaria como hipótese o que é uma hipótese, aqui nesse tópico os religiosos vão sempre querer lidar com hipóteses como se fossem fatos..... são formas diferentes de dialogar....

Aliás, falando nisso, tenho q parabenizar o Chaves, que era um religioso daqueles que não aceitava nem sequer ouvir possibilidades diferentes do que ele acreditava... E depois de começar a estudar conteúdos científicos (muitos deles fui eu q incentivei ele a conhecer), ele passou a aceitar mais hipóteses diferentes das que ele acredita e, o mais importante, colocar o que ele acredita como hipótese e não como um fato, tendo consciência que ele acredita por base na fé, ou seja, não há nenhuma prova.

Boa ideia Brutus! Mais tarde vou procurar assuntos interessantes para postar nesse tópico de Ciências News!

ps. Boa. Avatar do Sagan mito!

"Fui humilhado duas vezes pela planilha padrão do mestre lobo"
Platão
Sertanejo
Sertanejo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Qui Out 26, 2017 9:45 pm

Sagan é meu maior ídolo na história da humanidade!!
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael em Sex Out 27, 2017 9:55 am

@Chaves escreveu:
@rafael escreveu:Deus eh improvável. até q se prove o contrário.
Jurava que concordaríamos pelo menos nisso kkkkkk pelo visto tu é lixo total mesmo.
Vc acredita em Deus e xinga seus coleguinhas? Deus ta vendo isso.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 11:44 am

Fiquei devendo uma resposta mais completa pra uma pergunta do Scofield mas ontem fiquei assistindo filme e nao fiz a pesquisa direito. Hoje sem falta posto essa resposta aqui.
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chaves em Sex Out 27, 2017 11:57 am

Ontem logo apôs criar o tópico eu me embriaguei como se não existisse amanhã. Graças a Deus o sol sempre nasce novamente, então hoje vou postar um pouco do que eu acredito sobre Deus para desespero do Brutus que foi estuprado por um padre negao quando tinha doze anos, enquanto penetrava o rabinho do Brutinho o padre gritava "oh deus, vai deus, isso, oh deus do céu" por isso essa raiva que ele tem por Deus.

Chaves
Bengala

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 12:02 pm

@Chaves escreveu:Ontem logo apôs criar o tópico eu me embriaguei como se não existisse amanhã. Graças a Deus o sol sempre nasce novamente, então hoje vou postar um pouco do que eu acredito sobre Deus para desespero do Brutus que foi estuprado por um padre negao quando tinha doze anos, enquanto penetrava o rabinho do Brutinho o padre gritava "oh deus, vai deus, isso, oh deus do céu" por isso essa raiva que ele tem por Deus.

Chaves eu já contei aqui no tópico sobre meu affair com o padre durante minha infância. Vc vai ter q ser mais criativo blz
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chaves em Sex Out 27, 2017 12:54 pm

A ciência prega a lei da causa e efeito, afirma que toda causa tem seu efeito e todo efeito tem sua causa.

Tudo que começa a existir tem uma causa para a existência, o universo começou a existir então ele teve uma causa para a sua existência.

Essa causa PODE sim ser Deus, impossível refutar isso.

"pode haver algo incrivelmente grande, incompreensível e além do nosso presente entendimento."

Sabem de quem é essa frase? Richard Dawkins. Simplismente o maior defensor do ateísmo do nosso tempo. Meus amigos a verdade é que não sabemos nada ainda sobre o antes do Big Ban, a maior parte das teorias não passam de hipóteses.

Eu não entendo os 7 dias da criação de forma literal, claramente foi usado uma forma simplificada no relato do Gênesis para que aquele povo primitivo entendesse. Vejo muitas semelhanças no relato do Gênesis com a teoria do big Ben, uma delas é a criação do espaço/tempo.

No princípio criou Deus os "céus" e a terra.

Percebam esse pequeno detalhe, céu, não dá pra esperar que a 4 mil anos o relato da criação tivesse referências ao cosmos porém tá aí o "céu" que no meu entendimento, e quando falo meu é meu mesmo porque nunca vi nenhum teólogo falando sobre isso, se trata do universo inteiro. O autor do Gênesis poderia simplismente ter escrito que no princípio criou Deus a terra, mais não, ele faz menção ao "céu".

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo.

Tá aí mais uma semelhança com o Big Ban, segundo os físicos a terra primitiva era um apanhado de rocha derretida que depois esfriou formando a terra, em outras palavras a terra era sem forma.

Depois escrevo mais, To morrendo de fome e vocês não valem meu tempo.

Chaves
Bengala

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 1:01 pm

Chaveta vc começou bem e depois quase estragou tudo... mas se recuperou a tempo

Gostei que vc usou o termo PODE ser dels... realmente é uma possibilidade

Mas como assim não pode ser refutado?!? Se vc mesmo disse q pode... quer dizer q tbm existe a possibilidade de NÃO PODER ser isso né!? Então é uma hipótese completamente refutável.

Parabéns por citar Dawkins... ele é um cara inteligente e sabe que não é certo afirmar sua opinião como se fosse um fato... é o que estamos fazendo aqui... eu penso igual a ele quanto a isso... não acredito mas PODE SER q eu esteja errado.... quando os debates acontecem seguindo essa linha de raciocínio tendem a ser bem melhores!

Sobre o q vc falou sobre a terra ter sido sem forma... assim como todos os planetas... era tudo poeira cósmica q foi se juntando e formando essas bolinhas que orbitam estrelas (algo parecido com elétrons orbitando o núcleo dos átomos).... proporcionalmente ao tamanho do universo, somos menores que os menores micróbios que habitam nosso organismo (pelo menos os q a gente conhece)... ou seja, pq dels criaria todo um universo para micróbios em um microplaneta que orbitam uma microestrela em uma microgaláxia em um microaglomerado?!

Se existe um dels criador do universo, ele nem sabe que a gente existe...
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 1:05 pm

Outro ponto interessante... E SE existir um dels (ou mais deuses) e ele não for o criador do universo?! Apenas um ser "responsável" para que não dê merda e tudo se destrua....

Como se vc desse uma fazenda de formigas para um garoto e pedisse para ele cuidar... Ele não criou aquela coisa, não criou as vidas nela (formigas), nem sabe se comunicar com essas vidas, porém ele tem o controle de tudo no que diz respeito a nada sair da ordem....

É uma outra possibilidade........
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por dumog em Sex Out 27, 2017 2:46 pm

Um dos grandes problemas em se adotar uma postura pretensamente científica é que, se vc for levar ao extremo esse pensamento, em breve estará reproduzindo o que outras pessoas fizeram no início do século XX:

matando os outros por uma questão de lógica Rolling Eyes

vide a adoção de discursos "científicos" por racistas, nazistas e comunistas para justificar o que nós consideramos barbárie

Eu já fui crente fanático e posso afirmar a vocês: eles são iguaizinhos na xaropada dos neo ateus Laughing

Ambos adotam um discurso de "Verdade", para os primeiros, Deus, para os segundos, a ciência.

Enfim, eu acredito no poder de boas ideias e acho que todos temos que ter um pouco de Utopia nas mentes pra não perder totalmente a esperança. Posso estar falando isso por causa de minhas experiencias anteriores pois, de fato, a religião me ofereceu respostas pra minhas questões existenciais e, mesmo que não tenha a mesma visão de antes, no fundo eu ainda me escoro nelas naquilo que é mais importante pra mim: a visão de que todos os seres humanos são iguais e que nenhum deles, por mais estúpido ou por mais "inviável economicamente ou socialmente" que seja deve ser deixado para trás...

Eu acho que é essa mensagem que o nosso amigo Jesus deixou no evangelho. Acredito ainda que a Igreja foi um instrumento muito forte pra "domesticar" a mensagem dele, pois era muito radical pra qualquer sociedade, antiga ou atual.

enfim, no auge do meu ceticismo recente, vi pessoas que se dispuseram a ir para a Síria para cuidar de crianças e meninas estupradas pelo estado islâmico que eram rejeitadas por suas famílias ao retornarem para casa.

essas pessoas eram religiosas. Não queriam nada em troca. Largaram suas vidas confortáveis de classe média pra ajudar pessoas que nem conheciam...

"AIN, ELAS QUERIAM A ALMA DELAS, ESPERTINHO!"

se vc não acredita na alma, pelo menos agradeça à ideia que ajudou essas pessoas que estariam sem nada e sem ninguém hoje.

de nada,

atenciosamente,

Dumog

Ver perfil do usuário

Mensagem por Michael Scofield em Sex Out 27, 2017 3:15 pm

@Brutus escreveu:Sagan é meu maior ídolo na história da humanidade!!

Que legal!

Michael Scofield
Illuminati

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 4:12 pm

@dumog esse papo de religião leva as pessoas a se tornarem solidárias com o próximo é BALELA.

Digo isso pq a maioria esmagadora dos religiosos não tem esse perfil solidário.

Assim como a maioria esmagadora dos nao religiosos também não tem.

Assim como a maioria esmagadora dos seres humanos como um todo não tem.

O ponto é, a bondade extrema existe em uma pequena parcela da população, não é a religião que faz com que algumas pessoas sejam boas demais.

Existe uma pequena parcela de seres humanos extremamente bons e solidários, e existem pessoas assim religiosas e não-religiosas, e dentre as religiosas essas pessoas estão divididas entre as várias religiões que existem no mundo, não tendo alguma religião específica uma quantidade maior de pessoas boas.

Enfim, é claro que quem é bondoso e é religioso, o faz em nome de dels. Mas não foi a religião que fez com que elas se tornassem pessoas, esse é o ponto.
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por dumog em Sex Out 27, 2017 4:40 pm

@Brutus escreveu:@dumog esse papo de religião leva as pessoas a se tornarem solidárias com o próximo é BALELA.

Digo isso pq  a maioria esmagadora dos religiosos não tem esse perfil solidário.

Assim como a maioria esmagadora dos nao religiosos também não tem.

Assim como a maioria esmagadora dos seres humanos como um todo não tem.

O ponto é, a bondade extrema existe em uma pequena parcela da população, não é a religião que faz com que algumas pessoas sejam boas demais.

Existe uma pequena parcela de seres humanos extremamente bons e solidários, e existem pessoas assim religiosas e não-religiosas, e dentre as religiosas essas pessoas estão divididas entre as várias religiões que existem no mundo, não tendo alguma religião específica uma quantidade maior de pessoas boas.

Enfim, é claro que quem é bondoso e é religioso, o faz em nome de dels. Mas não foi a religião que fez com que elas se tornassem pessoas, esse é o ponto.

Brutus escreve como se o padre ainda estivesse atrás dele... cada carcada é um parágrafo.

Eu dei um exemplo limite. A solidariedade "extrema", largar tudo pra ajudar um estranho, é rara, de fato. Mas existe uma solidariedade comum, muito mais frequente que vc pensa:

De fato, a minoria dos religiosos não são solidários. Com os de fora. Mas, existem mais ferramentas de solidariedade entre religiosos que entre não religiosos.

Basta ver que, na prática, muitas pessoas encontram em comunidades religiosas um senso de comunidade em que a solidariedade MÚTUA é muito forte sim. Lhs dá uma sensação de segurança e de apoio.

Em comunidades que são "meio religiosas" - AA, NAANON, rosa cruz, maçonarias, escoteiros, até motoclubes, se cria essa relação, mas, creia você, são nada mais que apropriações "laicas" de modelos comunitários religiosos, de matriz cristã ou não.

depois vamos debater sobre o fato de toda a sua mentalidade estar impregnada de um espírito religioso, do fato da religiosidade ser universal entre todas a sculturas e a questão da origem de tudo, até mesmo do que existia antes do big bang.

PS: os cristão mais intruídos riem quando veem um neo ateu interpretando a bíblia literalmente.

Enfim, se vc for chorar de desilusão pelo fato de não existir nenhuma esperança, nsaiba que vai sempre existir um religioso pra te ajudar. Mesmo que esteja drogado e prostituído, coisa frequente na sua vida. Laughing

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 4:56 pm

@Michael Scofield escreveu:Não sabia dessas outras histórias iguais a de Jesus que existem em outras doutrinas, ou até no próprio antigo testamento. Mas devemos que concordar que caso seja uma farsa completa, é de longe a maior farsa imposta que existirá em todos os tempos, maior conspiração da história. Diversos aspectos civilizacionais totalmente fabricados por uma igreja doutrinadora... até calendário e feriados.

Não havia me aprofundado ainda nesse seu questionamento por falta de tempo. Na verdade existem uns fatos que evidenciam as mentiras e mitos da Bíblia. Muitas delas já foram refutadas naturalmente através das descobertas feitas pelo homem.

Agora pra mim a maior farsa de todas é a estória de Jesus Cristo. É uma cópia descarada de dezenas de outras religiões, e todas elas são embasadas no conceito mais antigo de deus já registrado na humanidade, que é a adoração ao "deus Sol".

Há 10 mil anos atrás, quando o homo sapiens estava se transformando de sociedades nômades para agricultores, isso foi o início do que entendemos como civilização, pois nossa espécie começou a se concentrar em um único lugar e, através da agricultura, conseguiram se estabelecer sem precisar estar sempre se mudando para procurar comida. Nessa época existem os primeiros registros de adoração do ser humano a um "ser maior", no caso o Sol. Obviamente esse culto ao Sol aconteceu devido ao fato do astro-rei ser diretamente responsável pelo sucesso da agricultura. No inverno o sol fica mais distante, e os povos antigos achavam que ele estava indo embora. No solstício de inverno (hemisfério norte), que acontece por volta do dia 25 de dezembro, o sol "renasce" e volta a crescer dia a dia no céu, trazendo prosperidade para as plantações.

Outro contexto histórico que vale a pena ser ressaltado, é que no passado as pessoas conheciam bem o céu, e as estrelas, pois era baseado nelas que elas se situavam, sabiam onde era o norte e o sul, e coisas do tipo. Então, as constelações sempre foram de conhecimento homem. Nesse momento, onde estávamos aglomerado em civilizações e adorávamos o Sol, haviam certos "avisos" no céu de que o Sol iria se afastar e depois "ressuscitar"

Sírius (a "estrela do leste") é a estrela que mais brilha no céu no dia 24/12 e nesse período do ano ela está perfeitamente alinhada com os 3 Reis (que no Brasil são conhecidas como as 3 marias), que são 3 estrelas que estão sempre em linha. No dia 25 de dezembro de todos os anos essas estrelas estão alinhadas e apontando exatamente para onde o Sol nasce. Como na imagem abaixo:

Na mitologia antiga, os 3 reis seguiam a estrela do leste até o nascimento do deus Sol. Exatamente no dia do solstício de inverno.

Um outro ponto interessante dessa antiga mitologia era que a constelação de VIRGEM era de certa forma venerada, pois ela está associada aos meses de agosto e setembro, justamente os meses da colheita. Essa parte é importante também pq influenciou muitas religiões.

Voltando a falar sobre aquela questão do solstício de inverno. No mês de dezembro, o sol vai ficando cada vez mais baixo no horizonte. Até que no dia 22 de dezembro, ele chega ao ponto mais baixo ao sul, e depois de 3 dias ele volta a subir e a partir daí voltando a aparecer mais alto, ou seja, estando mais próximo novamente. E um outro ponto astronômico interessante desse período é que, o sol quando está em seu máximo apogeu, ele fica próximo da constelação de Cruz. E no momento que o Sol renasce, ele está próximo da constelação de Virgem.

A mitologia entendia que o Sol morria na (constelação) Cruz, e depois de 3 dias renascia na (constelação) Virgem e salvava o mundo, com o início da primavera , sendo então eram mais fartas as colheitas. A comemoração desses povos antigos não aconteciam apenas no dia 25 de dezembro, como também no Equinócio de Primavera, que "coincidentemente" é exatamente no dia que conhecemos como Páscoa. A partir desse dia, se inicia o verão, onde o sol está mais próximo da gente, e os dias são mais longos. Era uma outra data de comemoração importante para os povos que cultuavam o Sol.

Voltando a falar do conhecimento das estrelas, que nossos antepassados tinham, eles também observavam que o deus Sol viajava através das 12 constelações do zodíaco, sempre fazendo aquele ciclo. Aquelas constelações também eram veneradas (uma delas é Virgem, que eu citei anteriormente).

Essa é uma imagem da mitologia do rei sol e seus 12 seguidores (constelações):

Bom, essas informações são informação pública e não é difícil de pesquisar a respeito disso na internet. São evidências históricas que comprovam que esses costumes que citei, fizeram parte da mitologia do início de nossa civilização. Isso é só o começo de tudo, mas muitas outras mitologias foram influenciados pela adoração ao Sol.

No próximo post, que farei hoje a noite, mostrarei aqui algumas das várias religiões que tiveram influência na mitologia do deus Sol.
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brutus em Sex Out 27, 2017 4:59 pm

@dumog vc mesmo já falou que frequentou comunidades religiosas, então vc sabe na prática que são lugares onde a hipocrisia é tão evidente que dá até vontade de vomitar. Não preciso entrar na questão das coisas que sei, até pq sei q vc também sabe de várias.

No final das contas, a conclusão que eu chego é que uma sociedade religiosa nada mais é que o reflexo da sociedade como um todo. Dentro dessa sociedade religiosas existem pessoas boas e ruins, e as proporções são as mesmas da sociedade, como um todo (com a grande diferença de que na sociedade religiosa os julgamentos e hipocrisias são muito mais frequentes).

Logo, tendo a chegar a conclusão novamente do que eu havia falado. A religião não faz alguém ser melhor, nem a falta da religião faz alguém ser pior. A bondade está dentro do ser humano e uma pessoa boa, vai ser boa com ou sem religião.
Brutus
Bushido
Bushido

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: